Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. + sobre cookies

Notícias

Case Study Be Water
07 - 03 - 2022

A Be Water - Águas de Ourém é a Entidade Gestora responsável pela exploração e gestão do sistema de captação, tratamento e distribuição de água para consumo público do concelho de Ourém, com uma extensão de rede de 1100 km e 27000 consumidores ligados.


 
Necessidade / Problema

Verificou-se a necessidade urgente de reduzir a pressão na cota mais baixa da rede uma vez que a pressão excedia o valor regulamentar em 0,3 bar.
A consequência do valor de pressão elevado, levou, por conseguinte, à reclamação de alguns utilizadores por roturas causadas nas redes prediais privadas, a par de pedido de indeminizações dos consumidores lesados.


Solução Implementada

A solução implementada consiste numa válvula gestora de pressões FLUCON com controlo por datalogger SOFREL LS-V em conjunto com dois sensores de pressão e medidor de caudal.


Conclusão

Com a implementação da válvula gestora de pressões com controlo por datalogger conseguiu-se um retorno do investimento em cerca de 10 meses, redução das perdas de água em cerca de 30%, redução do número e frequência de roturas nos consumidores, melhoramento da prestação de serviço e prolongamento da vida útil dos equipamentos e infraestruturas.

« voltar
Facebook Linkedin Twitter Google + Pinterest