Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. + sobre cookies

Notícias

Sistemas de extinção automática de incêndios em turbinas eólicas
05 - 11 - 2018

A eletricidade produzida por fontes renováveis ocupa hoje um lugar de grande importância no mix da produção da energia elétrica. De entre todas as fontes de energia renovável, destacamos as eólicas pela sua importância e pelo crescimento que está a ter em todo o mundo.

Em Portugal, a eletricidade produzida por turbinas eólicas é já bastante relevante e como tal é da maior importância a gestão destes ativos nas empresas detentoras de parques eólicos. De acordo com estudos efetuados, os incêndios são a segunda causa de acidentes em turbinas eólicas.

O número de incêndios em turbinas eólicas é extremamente elevado, e mesmo os de pequena dimensão, que normalmente não são reportados, significam prejuízos muito elevados para as companhias elétricas.

As probabilidades de incêndio em turbinas eólicas é elevada, tendo em conta fatores como descargas atmosféricas, existência de elementos altamente combustíveis como o óleo, peças em fibra de vidro, cargas elétricas potenciadoras de desenvolvimento de calor, etc…

A FirePro atenta a estas situações desenvolveu produtos especialmente dedicados a parques eólicos e a Tecnilab, integrou esses elementos, criando soluções de deteção e extinção automática de incêndios destinados aos aerogeradores. A solução técnica desenvolvida, tem em conta um eficaz sistema de deteção e extinção de incêndio nos pontos mais vulneráveis do aerogerador, designadamente na Nacele, bem como todo o sistema de alarmes e teletransmissão dos mesmos para o despacho do operador do parque eólico.

O corpo de engenharia da Tecnilab, profundo conhecedor do setor elétrico, com mais de 40 anos de experiência na participação de soluções destinadas às empresas elétricas do país, soube adaptar às necessidades desta área de engenharia soluções de segurança contra incêndios, designadamente a
deteção e extinção automática, desenvolvendo sistemas altamente eficazes por forma a minimizar os riscos e aumentar a imagem e reputação das empresas proprietárias de parques eólicos. 

« voltar
Facebook Linkedin Twitter Google + Pinterest