Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. + sobre cookies

Notícias

Viatura de Deteção de Fugas de Água
21 - 05 - 2021

O Município do Funchal como Entidade Gestora de Água da rede de distribuição em baixa, com 694 km de extensão de rede e 44 áreas de influência, é considerado o maior concelho da Região Autónoma da Madeira.

Problema

Atualmente, o índice de perdas da Região Autónoma da Madeira situa-se na ordem dos 65%, evidenciando a necessidade de tomada de medidas a curto/médio prazo para a mitigação do excesso de perdas de água na rede, situação que é insustentável, quer financeiramente quer ambientalmente.

O Município do Funchal ciente da necessidade de atuação a curto prazo ao nível do Controlo e Monitorização de Fugas nas Redes de Água, lançou um concurso público para aquisição de uma viatura adaptada para a deteção de fugas de água com recurso a equipamentos específicos para o efeito.

Solução

A Tecnilab S.A., dispondo de uma vasta experiência e gama de equipamentos de deteção de fugas com especial enfoque na tecnologia por método acústico, forneceu e ministrou formação sobre os vários equipamentos.

O interior modular da carrinha foi adaptado às necessidades do cliente, ficando preparada para o trabalho diário de deteção de fugas e contempla os seguintes equipamentos:

  • 15 Loggers acústicos correladores Gutermann modelo Zonescan 820
  • 1 Geofone Gutermann modelo Aquascope 3-C
  • 1 Correlador acústico Gutermann modelo Aquascan 610
  • 1 Medidor de pressão portátil Wika modelo CPH6300
  • 1 Detetor de metais ferrosos Gutermann modelo Magscan 100
  • 1 Computador portátil híbrido
  • 1 Videoescópio Olympus para inspeção de vídeo em condutas de água potável e combate aos consumos ilícitos
  • 1 Levanta tampas magnético
  • 1 Odómetro
Conclusão

A carrinha de deteção de fugas de água, com todos os equipamentos e acessórios, tem por finalidade não só a redução de perdas de água nas redes de abastecimento como a melhoria do serviço prestado pelo Município do Funchal aos seus clientes.

Com esta solução o Município do Funchal ficou equipado com meios técnicos de última geração para o combate em curto prazo à redução de perdas reais e aparentes nas redes de distribuição de água, reforçando o compromisso na redução de perdas de água e na preservação deste bem tão essencial.

Imprensa

https://www.dnoticias.pt/2020/10/4/75590-funchal-investe-100-mil-euros-em-viatura-de-deteccao-de-fugas-de-agua

https://www.dnoticias.pt/2020/8/6/69709-reducao-de-perdas-de-agua-nas-redes-de-distribuicao-da-madeira-iii

« voltar
Facebook Linkedin Twitter Google + Pinterest